Benefícios de praticar Pilates para Reabilitação

AGENDAR AULA

Benefícios do Pilates para Reabilitação

Criado pelo alemão Joseph Pilates, durante a primeira Guerra Mundial, o Método Pilates é uma modalidade esportiva que combina técnicas e movimentos da ginástica, Yoga, meditação e artes marciais, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento físico e neurológico.

A fim de obter bons resultados e garantir a segurança, o Método deve ser sempre ministrado e orientado por profissionais da área da Fisioterapia ou da Educação Física.

Dentre as diversas qualidades promovidas aos praticantes, os benefícios do Pilates para Reabilitação são inúmeros, pois pode ser usado desde como forma de prevenção, até como tratamento para lesões provocadas por acidentes durantes atividades rotineiras ou desgastes naturais. 

Com mais de quinhentos exercícios, o Pilates possui variações entre: músculos que serão trabalhados, intensidade, dificuldade, uso ou não de aparelhos, acréscimo de acessórios e técnicas de outras modalidades. 

A seguir, iremos abordar os benefícios do Pilates para Reabilitação, as características da atividade como tratamento de lesões, cuidados e contraindicações que devem ser seguidos e, ainda, esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. 

Studio de Pilates em Campinas

Pilates para Reabilitação

Razões pelas quais as pessoas que necessitam de recuperação de lesões ou patologias buscam os benefícios do Pilates para Reabilitação.

1. Melhora da respiração

A respiração é responsável pela oxigenação de todas as células do corpo e pelo transporte de nutrientes pela corrente sanguínea. 

Quando há controle da respiração, o sistema imunológico se torna mais forte para enfrentar patologias e recuperar lesões. A respiração correta também está vinculado ao sistema emocional, podendo ter mais domínio das emoções e melhora no comportamento.

2. Fortalecimento muscular

Através dos exercícios de Pilates é possível a adquirir fortalecimento muscular. Essa força é fundamental para proteger os órgãos internos de lesões e consequentemente, auxiliar nas funções do organismo.

3. Equilíbrio físico e mental

O equilíbrio físico e mental é o resultado em realizar exercícios de Pilates com concentração, domínio do movimento e uso da força muscular.

4. Condicionamento físico

Como todos os benefícios do Pilates estão correlacionados, ao adquirir fortalecimento muscular e melhora na respiração, obtém-se também avanço no condicionamento físico, ou seja, na capacidade do organismo em realizar atividades com aptidão.

5. Correção de desequilíbrios musculares

Muitas das lesões são decorrentes do desequilíbrio muscular. Desta forma, o fortalecimento devido à prática de Pilates auxilia a musculatura de sustentação da coluna, dos joelhos e do abdômen.
Estas qualidades trazidas pela prática de Pilates à recuperação dos praticantes são apenas algumas das obtidas por este tipo de esporte, mas os principais em relação à reabilitação do paciente, que, caso queira, pode continuar a prática para permanecer obtendo as inúmeras influências positivas que o esporte promove sobre a saúde física e neurológica do atleta.

Aulas de Pilates para Reabilitação

Conforme já reiteradamente demonstrado, as aulas de Pilates necessitam de acompanhamento de profissional que possua habilitação para tal, que geralmente correspondem a educadores físicos e fisioterapeutas, aptos a indicar os melhores exercícios de Pilates para reabilitação de lesões. Além disto, ele é responsável pelos cuidados com a postura e a respiração e sua instrução.
É possível realizar aulas de Pilates em turmas, as quais possuem até quatro alunos em cada horário. Ainda, podem ser praticadas individualmente, com aulas particulares que permitem que o professor se foque completamente nas necessidades do aluno. A seguir iremos conhecer mais especificidades de aulas indicadas para os tipos mais comuns de lesões.

Ainda, é importante se ressaltar que conforme o tipo de lesão apresentada, como as citadas em forma de exemplo acima, haverá restrições nos tipos de exercícios passíveis de aplicação, de forma que novamente se apresenta a imprescindibilidade de realização de avaliação física previamente ao início da prática dos exercícios.
Na sequência detalharemos o Pilates frente às condições físicas decorrentes da escoliose e da lombalgia, que corresponde às dores lombares.

 

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Aula de Pilates para Mulheres

Para conquistar todos os benefícios citados acima, é importante que a mulher procure um Studio com instrutores capacitados, que irão montar as aulas de acordo com a avaliação e objetivos de cada aluna.

É possível aproveitar os benefícios de uma aula de Pilates para mulheres em todas as modalidades: aula de Pilates no colchonete, nos equipamentos e até mesmo em Pilates Suspenso (com equipamentos próprios da aula).

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!
Isso quer dizer que você, mulher, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas.

No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

Quer fazer uma aula experimental, totalmente grátis?

CONHEÇA NOSSO STUDIO DE PILATES EM CAMPINAS

MARQUE UMA AULA GRATUITA AGORA!

(19) 9 8141-8962

studio de pilates em campinas

R. Tiradentes, 777 – Vila Itapura – Campinas/SP

v

Whatsapp