Benefícios de praticar Pilates para Idosos

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Pilates para Idosos: como o Método melhora a vida da terceira idade

Você sabia que, até 2026, o Brasil será o sexto país com mais idosos no mundo, segundo o IBGE? Essa premissa é resultado do aumento da expectativa de vida, e faz com que cada vez mais a terceira idade se preocupe com suas condições e qualidade de vida. Envelhecer é um processo involuntário, e acarreta na deterioração progressiva de diversos sistemas do nosso corpo. Para envelhecermos com tranquilidade, saúde e energia, é preciso estarmos atentos à saúde e incluir a prática dos exercícios físicos certos na rotina. E é aí que o Pilates para idosos se destaca! Poucos sabem, mas muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos, pelos diversos benefícios que iremos descrever aqui. Isso porque a falta de cuidados e dos movimentos certos podem trazer dores, risco de queda mais facilmente, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais e outros males. Vamos entender, exatamente, como o Pilates para idosos traz benefícios à este grupo? Continue lendo o post! Quais são os exercícios indicados para idosos? Durante o envelhecimento, nós perdemos massa muscular, a densidade óssea diminui e nosso metabolismo desacelera. Isso faz com que fiquemos, gradativamente, mais vulneráveis à inúmeras doenças e patologias, especialmente nas articulações, coração e coluna. Se não damos a devida atenção para isso, a tendência é termos cada vez mais problemas, não apenas físicos, mas também mentais e psicológicos. Afinal, é difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade. Por isso, praticar atividades físicas e se manter ativo é essencial durante a terceira idade, isso tanto para a saúde física como para a mental. Para entender quais são os exercícios mais indicados para idosos, e para o seu caso especificamente, recomendamos sempre procurar um profissional que seja especialista, para que possa aplicar a melhor atividade para você. O Pilates, por ser uma técnica global que respeita as individualidades de cada aluno, é uma das modalidades mais recomendadas por especialistas. Quando se pratica Pilates para Idosos, o corpo ganha mais condicionamento, fortalece os músculos e melhora a flexibilidade e o equilíbrio, além de sanar diversas patologias e dores.

Benefícios do Pilates para Idosos

Certo. Mas por que, afinal, o Pilates para idosos é tão recomendado?

Isso é porque o Método vai muito além de uma série de exercícios. É uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Combina exercícios com baixo impacto e trabalha os músculos específicos a cada necessidade.

Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, o Pilates para idosos promove:

  • Coordenação;
  • Fortalecimento;;
  • Melhora do equilíbrio
  • Conservação da massa muscular;
  • Melhora no condicionamento cardiovascular;
  • Postura;
  • Prevenção e tratamento de patologias comuns na terceira idade.

 

Studio de Pilates em Campinas

Benefícios do Pilates para idosos.

Os movimentos do Pilates podem ser realizados tanto para garantir o condicionamento físico de uma pessoa saudável quanto para reabilitar os indivíduos que possuem algum tipo de lesão.

Quando o Método é aplicado na terceira idade, os benefícios também são garantidos, ajudando na prevenção de diversas doenças e ajudando a ter uma vida mais saudável.

Separamos, abaixo, alguns dos principais benefícios do Pilates para idosos:

Reduz as dores

Quando se pratica Pilates na terceira idade, o corpo todo se movimenta, trabalhando todas as articulações de uma só vez.

 

Desta forma, o indivíduo garante uma melhor estabilidade do corpo e as dores desaparecem.

Previne lesões
Na terceira idade as lesões podem ser mais comuns, devido aos desequilíbrios que causam quedas e aos desgastes que ficam mais propensos nesta fase da vida. Com as aulas de Pilates, você fortalece seu corpo e garante condicionamento físico. Dessa forma, as lesões desaparecem e as chances de surgirem novas é muito menor.
Corrige a postura
Com a chegada da terceira idade, o corpo muda e a coluna tende a “envergar”, causando má postura – que pode levar à mais dores e patologias. Os movimentos do Pilates para idosos fortalecem diretamente a coluna e trabalham a consciência corporal. O resultado? Uma postura naturalmente correta e você muito mais livre de dores e complicações futuras!
Fortalece o corpo
Quando o corpo alcança a terceira idade, ele se torna mais frágil e vulnerável. Praticando Pilates, o indivíduo fortalece seu corpo e ganha mais energia para realizar suas tarefas do dia a dia.
Evita doenças e trata as patologias já existentes
Não é exagero quando dizemos que o Pilates atua positivamente em todas as áreas da vida do idoso. Os exercícios fortalecem as regiões do corpo que se encontram mais fragilizadas e previne patologias não apenas físicas, mas mentais também, como a osteoporose e o Alzheimer.
Aumenta o equilíbrio
Com a chegada da terceira idade, o corpo perde força e isso afeta o equilíbrio do corpo, deixando a pessoa mais propensa à quedas. O Pilates para idosos promove força, assim, seu equilíbrio é restaurado e as chances de sofrer quedas são bem menores.
Melhora a atenção
É normal, na terceira idade, ficarmos mais dispersos. Mas, quando isso acontece frequentemente, isso pode prejudicar e muito as tarefas diárias. Com as aulas de Pilates para idosos, nós trabalhamos a concentração, para entender os movimentos propostos e realizá-los corretamente. Exercitando a concentração, o aluno se beneficia não só na hora de praticar o Método, mas também no seu dia a dia.

Contraindicações do Pilates para Idosos

O Método, em si, não tem contraindicações – independente de quão ativo ou patológico seja o idoso. O Pilates para idosos pode trazer benefícios para o idoso ativo, que já pratica atividades físicas regulares, e também para um idoso com limitações de movimento, por exemplo. O que entra em questão aqui é o cuidado e a prescrição correta dos exercícios – por isso, sempre procure aulas com um instrutor e siga corretamente suas orientações. Por exemplo, se você é um idoso com dificuldade de equilíbrio, seu instrutor irá identificar isso e não irá passar exercícios com risco de queda – e sim, exercícios que estimulem este déficit. Durante as aulas, o seu instrutor irá te avaliar e entender quais exercícios você está apto ou não para executar, quais são os melhores movimentos para o seus objetivos, quais suas limitações e como avançar durante as aulas.

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Pilates na prevenção de quedas em Idosos

Como já visto anteriormente, o Pilates para idosos trabalha diretamente no ganho de força e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas nas atividades diárias.

No entanto, as aulas de Pilates para idosos vão um pouco mais além.

O instrutor de Pilates, por já ter experiência e pensar no bem-estar do idoso além das aulas, também irá orientá-lo, assim como seus familiares, sobre os riscos de queda e suas consequências.

Ele irá informar as condições seguras na casa e no dia a dia do aluno idoso, antecipando e sanando fatores de risco ambientais e comportamentais da rotina do aluno.

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações! Isso quer dizer que você, mulher, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas. No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método. Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

Pilates para Idosos Obesos

Idosos que não praticam exercícios físicos e não possuem uma alimentação balanceada podem vir a ter um aumento no tecido adiposo (o famoso sobrepeso).

Isso gera uma série de complicações, como aumento do risco de doenças do coração e metabolismo bagunçado, podendo levar à doenças graves, como diabetes.

Para esses casos, mais do que nunca o Pilates para idosos obesos é indicado, por se tratar de exercícios de baixo impacto, protegendo as articulações que sofrem com a sobrecarga.

Pilates para Idosos com Osteoporose

As aulas de Pilates para Idosos com osteoporose são extremamente indicadas, pois trazem benefícios múltiplos, como:

Melhora da consciência corporal;
Melhora da coordenação motora;
Equilíbrio;
Aumento da força muscular.

Essas condições são essenciais para a prevenção de quedas e evitar fraturas.

Além disso, as aulas promovem a formação óssea, muito importante em idosos com osteoporose, além de ajudar com a postura.

Por fim, o Pilates para idosos com osteoporose se torna uma das modalidades mais indicadas, novamente pela personalização e acompanhamento profissional.

Como idosos nessas condições apresentam mais risco de fraturas em algumas regiões e movimentos, o acompanhamento do instrutor é primordial para que os exercícios tragam somente benefícios.

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações! Isso quer dizer que você, mulher, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas. No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método. Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

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