Benefícios de praticar Pilates para Homens

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Conheça todos os Benefícios do Pilates para Homens

É comum que, na hora de buscar uma atividade física, homens busquem por treinos pesados, com alta carga e impacto. 

Também não é surpresa que, ao pensar em Pilates para homens, muitos não acreditem ser a técnica ideal, por ser “alongamento demais”, “parado demais”, ou por não definir o corpo como outras modalidades.

Caso você tenha se identificado com alguma afirmação acima, saiba que você está completamente enganado!

Continue lendo este artigo e entenda o que é, afinal o Pilates para homens e o Método em si, com certeza é a indicação certa, independente do objetivo!

Pilates para homens

Antes de começar começar, talvez você não saiba, mas o próprio Método foi criado por um homem, Joseph Pilates.

E, não somente isso: foi desenvolvido com o objetivo inicial de reabilitar feridos durante a II Guerra Mundial.

O Pilates é uma técnica ampla e seus benefícios vão muito além de mulheres, idosos ou pessoas com dores e patologias. Não tem sexo, idade ou característica que não possa obter resultados positivos com a prática do Método.

Duvida? Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios do Pilates para homens.

Studio de Pilates em Campinas

Benefícios do Pilates para homens.

Os exercícios praticados no Pilates promovem, por exemplo, o aumento de força, trabalhando todos os grupos musculares.

Ajuda na mobilidade, alongamento, controle motor e prevenção de lesões (especialmente para atletas e homens que praticam atividades de impacto).

Listamos aqui os principais benefícios do Pilates para homens:

Pilates fortalece a musculatura

Ao contrário da musculação, a aula de Pilates para homens não gera hipertrofia de um músculo por vez, isoladamente. 

As aulas de Pilates para homens tonificam, de maneira completa e harmônica, toda a musculatura do corpo, sem perder flexibilidade.

Por trabalhar o corpo de forma global, os homens conseguem trabalhar todos os músculos do corpo durante a aula – desde os que estão mais habituados, até os que não costumam trabalhar. 

Isso, sem deixar de citar, junto com o fortalecimento e definição do abdômen – uma coisa muito trabalhada no Pilates. 

O Pilates trabalha, constantemente em todos os exercícios, a musculatura central do corpo (região que combina abdômen, pelve e coluna). 

O resultado: além de fortalecer músculos essenciais para a prevenção de lesões, você ganha musculatura abdominal trabalhada e definida sem precisar “se matar” em abdominais pós-treino.

Pilates ajuda a melhorar no rendimento esportivo e de outras atividades

Ao trazer fortalecimento da musculatura, consequentemente a aula de Pilates para homens também potencializa o rendimento de outras atividades.

Isso porque, além da tonificação, os exercícios atuam diretamente na prevenção de lesões, ganho de flexibilidade muscular, equilíbrio e resistência física. 

Por isso, o Método traz benefícios para homens que praticam esportes e atividades como corrida, futebol, natação, tênis e outras modalidades.

Vejamos algumas:

Pilates para homens corredores

Esse tipo de exercício exige coordenação, estabilidade e preparação para a sobrecarga que os movimentos repetitivos proporcionam.

Nesse caso, as aulas de Pilates para homens corredores promovem o reequilíbrio muscular, o controle respiratório e o alinhamento articular.

Além disso, os movimentos praticados na aula de Pilates são ótimos para prevenir e reabilitar lesões comuns em corredores, como na região do quadril, joelhos e tornozelos. 

Pilates para homens no tênis

O tênis é um esporte que mexe com o corpo todo, onde é preciso adquirir um preparo físico para não se lesionar. 

As aulas de Pilates para homens tenistas ajudam a prevenir e reabilitar lesões crônicas de ombros, punho e cotovelos, bastante frequentes entre os jogadores. 

Pilates para homens no futebol

Além de garantir o fortalecimento, coordenação, condicionamento e flexibilidade necessárias para uma boa performance no campo, o Pilates previne lesões no joelho e dores na coluna.

Pilates aumenta a disposição sexual

Este benefício é pouco conhecido, mas que muito interessa o público masculino: as aulas de Pilates para homens dão “um gás” positivo na performance sexual – tanto para homens quanto para mulheres.

Isso acontece porque o Método promove oxigenação, facilitando a distribuição de sangue e de hormônios pelo corpo, além de trabalhar a região pélvica e trazer flexibilidade para o corpo.

Potencializando assim, a disposição e o desempenho sexual.

Pilates para homens e o risco de câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença de potencial risco para todos os homens. Não tem jeito: precisamos tomar cuidado e estarmos sempre atentos à ela.

Felizmente, as aulas de Pilates para homens ajudam a diminuir os riscos da doença. 

Como principal fator de risco é associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico, a aula de Pilates para homens proporciona exercícios específicos para o fortalecimento dessa região do corpo.

Combate ao estresse

Correria, pressão no trabalho, a jornada dividia entre vida profissional, pessoal, familiar… Tudo isso são fatores comuns no dia a dia dos homens e que  podem gerar estresse e irritabilidade.

Todas as atividades físicas são positivas para a redução do estresse, mas as particularidades do Pilates o deixam, especialmente, recomendado para este problema. 

Entre elas, o Método contribui para o controle da ansiedade, através da respiração, e para o desenvolvimento da concentração. 

Ao buscar e exercer os princípios do Pilates durante as aulas, os alunos incorporam também em sua rotina e dia a dia. 

Correção de postura e atenuação de dores na coluna

As dores nas costas podem ter diversas explicações, mas uma das mais recorrentes é a má postura. 

Este é um mal comum na vida do homem, principalmente pela rotina de ficar muito tempo sentado, muito tempo em pé, caminhar longas distâncias com sapatos impróprios, dirigir por longas distâncias e realizar esforço repetitivo.

Através do Pilates para homens, é possível conquistar o alinhamento postural e fortalecimento da coluna, evitando e diminuindo dores e desconfortos.

Pilates tonifica o abdômen e emagrece, mesmo?

A essa altura, você já entendeu que o Pilates vai muito além de “alongamento” de “exercícios de baixo impacto”, não é mesmo?

Mas talvez você ainda não esteja convencido: será que as aulas de Pilates para homens realmente trabalham o abdômen a ponto de trazer definição?

E será que o Pilates realmente emagrece?

A verdade é que, sim, o Pilates para homens emagrece e tonifica (muito!) o abdômen. 

Como dissemos anteriormente, todos os exercícios de Pilates exigem a contração contínua dos músculos do abdômen – o que resulta, naturalmente, em muita definição abdominal.

Por isso, independente do objetivo, as aulas de Pilates definem o corpo de forma surpreendente.

Também é possível montar uma aula focada em definição muscular, utilizando cargas maiores, número de repetições e dinamismo nos exercícios.

A respiração do Pilates também é outro fator importante aqui, já que a oxigenação auxilia na redução das dores musculares pós-treino – isso faz com que você faça menos pausas durante os exercícios, mantendo a constância e gerando mais resultados.

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Aula de Pilates para Homens

Para gerar os resultados desejados com as aulas de Pilates – desde à prevenção de dores até o fortalecimento muscular – é preciso procurar um Studio com instrutores capacitados, que irão montar as aulas de acordo com a avaliação e objetivos de cada aluno.

Os tipos de aula de Pilates para homens podem ser variados: aula de Pilates no colchonete, nos equipamentos e até mesmo em Pilates Suspenso (com equipamentos próprios da aula).

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!

Isso quer dizer que você pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para homens em cada uma delas.

No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com alunos durante a aula.

Onde fazer aulas de Pilates para homens em Campinas?

Por ser um Método cada vez mais popular, existem muitas opções de Studios de Pilates pela região de Campinas, em São Paulo, além de academias que oferecem aulas no solo.

Na hora de escolher a melhor opção, leve em conta algumas características:

  • Localização, tamanho, higiene e organização do espaço;
  • Estacionamento (caso você vá de carro para as aulas);
  • Tipos de aulas oferecidas – um bom Studio de Pilates oferece modalidades que se adequam às suas necessidades!

Algumas perguntas que você pode fazer, que te ajudarão a escolher melhor o seu espaço:

  • Existe a possibilidade de fazer aulas na frequência que você busca?
  • Existe a possibilidade de fazer aulas em grupo e personalizadas?
  • O Studio oferece aulas no solo e em equipamentos?
  • O Studio possui instrutores capacitados para os meus objetivos?

Por fim, pergunte se é possível fazer aulas experimentais, para que você realmente se sinta segura ao escolher onde fazer as aulas de Pilates para mulheres em Campinas.

O VOLL Studios, por exemplo, oferece 5 aulas gratuitas para você começar, sem custo nenhum – e se apaixonar de vez pelo Pilates para mulheres!

Devo fazer aulas de Pilates quantas vezes por semana?

Com acompanhamento de um instrutor especializado, o Pilates não tem contraindicações!
Isso quer dizer que você, homem, pode fazer aulas de Pilates todos os dias, se quiser – e sentir os benefícios do Pilates para mulheres em cada uma delas.

No entanto, uma frequência de aulas de uma ou duas vezes por semana já é o suficiente para conquistar resultados com o Método.

Também é importante pensar no tipo de aula de Pilates que se adequa melhor à sua preferência. Aulas personalizadas, com dedicação total do instrutor para você no momento da aula, ou aulas em grupo, mais dinâmicas, com outras mulheres e alunos durante a aula.

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(19) 9 8141-8962

studio de pilates em campinas

R. Tiradentes, 777 – Vila Itapura – Campinas/SP

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