Benefícios de praticar Pilates para Gestantes

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Pilates para Gestantes: os benefícios na gestação e no pós-parto

Pilates é um Método que leva em consideração a qualidade e o propósito dos exercícios em prol do objetivo de cada aluno, e não apenas a quantidade de movimentos. Por isso, é comum indicarmos o Pilates para Gestantes – em qualquer fase da gestação. Por respeitar as particularidades de cada aluno, o Método é uma excelente opção de atividade física para gestantes, muitas vezes sendo indicado inclusive por médicos e obstetras. Isso porque, além de ser uma aula personalizada, com um profissional que entende os exercícios indicados e contraindicados em cada fase da gestação, ainda prepara a mulher para um parto muito mais tranquilo e uma recuperação mais rápida no pós-parto. Para explicar melhor isso, trouxemos um guia completo sobre o Pilates para Gestantes, seus benefícios e onde encontrar aulas de Pilates para futuras mamães. Continue lendo e confira

Aula de Pilates para Gestantes: Pilates em cada fase da gestação

As fases da gravidez são divididas em 3 trimestres.

Uma boa aula de Pilates para gestantes é norteada de acordo com essas fases e também, sobre a individualidade de cada aluna no dia da aula.

O instrutor deverá, inicialmente, entender as orientações que seu médico lhe passou.

Em seguida, fazer uma boa avaliação para entender quais são os principais pontos a serem trabalhados durante as aulas, onde estão suas principais queixas, como você deseja realizar o seu parto, enfim, tudo sobre sua gravidez.

Com essas informações e entendendo as particularidades naturais de cada trimestre, ele será capaz de montar aulas de Pilates para gestantes específicas para você.

Pode fazer aula de Pilates no início da Gravidez?
Essa é uma dúvida muito comum – e pertinente. Tudo irá depender do aval do seu médico.

No entanto, vamos entender como funciona o corpo em cada trimestre e como os exercícios de Pilates influenciam cada etapa.

Pilates para gestantes no primeiro trimestre de gestação:
O primeiro trimestre é o momento em que ocorre a descoberta da gestação, por volta de 4 a 8 semanas.

Algumas mulheres não sentem absolutamente nada de diferente e algumas sentem muitos enjoos, indisposição e ficam sem apetite.

São poucas as mulheres que tem a liberação do médico para iniciar o Pilates nesta fase, e isso deve ser sempre respeitado.

No entanto, caso haja a liberação, é possível fazer exercícios de Pilates para gestantes com pouquíssima carga.

Pilates para gestantes no segundo trimestre de gestação:
É a fase de maior disposição entre as futuras mamães.

A barriguinha começa a aparecer, então é o momento de ter mais atenção à atividade física, já que é nessa fase que começam os desvios posturais e possíveis dores na lombar e costas e inchaços.

Com a liberação do médico, é o momento de procurar o Studio de Pilates mais próximo e iniciar as suas aulas!

Pilates para gestantes no terceiro trimestre de gestação:
Com os preparativos para receber o bebê a todo vapor, conciliando diversas atividades e também o fato da gestante já está com a barriga bem maior, os sintomas se intensificam e pode acontecer uma dificuldade para respirar, pela localização do bebê perto das costelas.

Nessa fase, os exercícios são direcionados para diminuição dos incômodos comuns dessa última etapa, e para a preparação do parto.

Exercícios de Pilates para Gestantes
Comentamos há pouco que, quando falamos em Pilates para Gestantes, a preferência é por exercícios que trabalham o assoalho pélvico, região que merece atenção por suportar todo o peso do bebê e por ser o centro do parto.

Ainda é possível investir em exercícios próprios para aliviar as dores nas costas e quadril.

É muito importante que os exercícios de Pilates para gestantes sejam sempre prescritos e orientados por um profissional, pois eles irão variar dependendo da fase da gestação e individualidades da aluna.

Normalmente, devido ao desconforto, os exercícios de barriga para baixo não são muito indicados.

Como a gestação provoca o aumento de um hormônio chamado Relaxina, é normal que os músculos e ligamentos fiquem mais “frouxos” nessa fase.

Por isso, também devemos tomar cuidado com alongamentos, para não alongarmos com maior amplitude do que a gestante fazia antes da gestação.

Studio de Pilates em Campinas

Benefícios do Pilates para Gestantes.

Quando uma mulher se prepara para se tornar mãe, tudo ao seu redor muda. A adaptação de uma nova rotina, as transformações em sua família, atividades diárias e, principalmente, as mudanças físicas e psicológicas. E um dos principais objetivos do Pilates para Gestantes é, justamente, amenizar essas mudanças e preparar o corpo da aluna para um parto bem sucedido e um pós-parto tranquilo. Mas como, exatamente, o Pilates auxilia na qualidade de vida das mulheres grávidas? Vamos entender um pouco mais sobre os benefícios do Pilates para Gestantes.
Fortalecimento de Assoalho Pélvico
Assoalho pélvico é a região do corpo que suporta o peso do bebê durante a gestação, além de ser parte fundamental do parto. Se a gestante é sedentária ou não pratica a atividade física certa, é comum que o assoalho pélvico enfraqueça, especialmente após o primeiro trimestre. O Pilates trabalha diretamente esta musculatura, melhorando a capacidade de estirar e relaxar durante o parto. Também promove a circulação na região pélvica e previne a incontinência urinária – muito comum durante e após a gestação.
Trabalho da Respiração
Ao promover um trabalho de respiração, regularizando as mudanças comuns nesta fase, o Pilates para gestantes traz inúmeros benefícios. Entre eles, diminui a sensação de cansaço e melhora da consciência corporal que, além de corrigir a postura, ajuda a acalmar.
Preparo para o Parto
O Pilates para Gestantes promove uma interação entre corpo e mente, conscientizando a mamãe sobre as modificações que irão acontecer no decorrer da gestação. Além disso, como já mencionado anteriormente, o PIlates trabalha os músculos fundamentais para o parto e pós-parto, preparando o corpo da gestante independente do tipo de parto que ela escolha ter.
Otimização da Postura
O crescimento do útero gera um deslocamento do centro de gravidade, podendo levar à alterações posturais. O Pilates para gestantes auxilia e reeduca os movimentos, ajudando a amenizar desconfortos e quadros de dor.
Fortalecimento da Musculatura do Abdômen
Além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, o Pilates também ativa um músculo mais profundo, chamado transverso do abdômen. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem, trazendo desequilíbrios posturais e acarretando em dores na futura mamãe.
Melhora da Circulação
Os exercícios de Pilates – por serem dinâmicos – promovem uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, prevenindo câimbras e inchaços nos locais mais comuns, como pés e mãos.
Atividade de baixo impacto
Não é a toa que o Pilates para gestantes é o Método mais recomendado entre os obstetras e fisioterapeutas. Além de respeitar a individualidade da gestante e trazer todos os benefícios já citados, seus exercícios são de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações da gestante.
Bem-Estar físico e mental
Os exercícios associados com a respiração promovem relaxamento e bem-estar físico em geral. Como qualquer outra atividade física, juntamente com seus benefícios, possibilita uma melhora na qualidade de vida.

Exercícios de Pilates para Gestantes

Comentamos há pouco que, quando falamos em Pilates para Gestantes, a preferência é por exercícios que trabalham o assoalho pélvico, região que merece atenção por suportar todo o peso do bebê e por ser o centro do parto.

Ainda é possível investir em exercícios próprios para aliviar as dores nas costas e quadril.

É muito importante que os exercícios de Pilates para gestantes sejam sempre prescritos e orientados por um profissional, pois eles irão variar dependendo da fase da gestação e individualidades da aluna.

Normalmente, devido ao desconforto, os exercícios de barriga para baixo não são muito indicados.

Como a gestação provoca o aumento de um hormônio chamado Relaxina, é normal que os músculos e ligamentos fiquem mais “frouxos” nessa fase.

Por isso, também devemos tomar cuidado com alongamentos, para não alongarmos com maior amplitude do que a gestante fazia antes da gestação.

Exercícios de Pilates para Gestantes com Bola

A Bola de Pilates na gestação pode ser uma excelente aliada, mas alguns cuidados são necessários. 

 Nunca tente fazer exercícios de Pilates para gestantes com bola sozinha, em casa, pois este acessório potencializa o risco de queda, por isso deve ser sempre orientado por um profissional.

Quando estiver mais próximo ao final da gestação, a bola também ajuda muito nos exercícios de preparação para o parto.

Por que as pessoas buscam o Pilates?

  • Fortalecimento dos Músculos 80% 80%
  • Melhora na Flexibilidade 50% 50%
  • Aumento da Concentração 75% 75%
  • Auxilia no Emagrecimento 60% 60%

Aula de Pilates para Gestantes

O Pilates não é o Método mais indicado para gestantes a toa, como você pode entender a fundo neste post. Ele irá te preparar para uma gravidez saudável, um parto tranquilo e uma recuperação rápida durante o pós-parto. Depois de listar todos estes benefícios, o que você está esperando para procurar um Studio de Pilates e agendar a sua primeira aula?

Onde fazer aulas de Pilates para Gestantes em Campinas?

Por ser um Método cada vez mais popular, existem muitas opções de Studios de Pilates pela região de Campinas, em São Paulo, além de academias que oferecem aulas no solo.

Na hora de escolher a melhor opção, leve em conta algumas características:

  • Localização, tamanho, higiene e organização do espaço;
  • Estacionamento (caso você vá de carro para as aulas);
  • Tipos de aulas oferecidas – um bom Studio de Pilates oferece modalidades que se adequam às suas necessidades!

Algumas perguntas que você pode fazer, que te ajudarão a escolher melhor o seu espaço:

  • Existe a possibilidade de fazer aulas na frequência que você busca?
  • Existe a possibilidade de fazer aulas em grupo e personalizadas?
  • O Studio oferece aulas no solo e em equipamentos?
  • O Studio possui instrutores capacitados para os meus objetivos?

Por fim, pergunte se é possível fazer aulas experimentais, para que você realmente se sinta segura ao escolher onde fazer as aulas de Pilates para mulheres em Campinas.

O VOLL Studios, por exemplo, oferece 5 aulas gratuitas para você começar, sem custo nenhum – e se apaixonar de vez pelo Pilates para mulheres!

Quer fazer uma aula experimental, totalmente grátis?

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(19) 9 8141-8962

studio de pilates em campinas

R. Tiradentes, 777 – Vila Itapura – Campinas/SP

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